O "Comunicações ou Não" é uma experiência a solo na blogosfera da área da comunicação. Como "tudo é comunicação", apesar de ser um local para reflexão sobre o mercado da comunicação, poderão existir incursões por outras áreas.

Thursday, December 16, 2010

Saldo do aniversário

Ontem tive a honra e privilégio de contar com a participação de sete dos bloggers que mais admiro na blogosfera nacional da área da comunicação. Foi feito um oitavo convite mas, infelizmente, não lhe foi possível contribuir. Haveria outros autores a convidar? Certamente que sim. Mas estes são os que mais acompanho e o critério foi esse. A vida é feita de escolhas e esta foi a minha.

O tema proposto para este aniversário foi a importência da blogosfera desta área para a afirmação do sector da comunicação/relações públicas. E todos os contributos foram um importante ponto de reflexão para a área. Desde os desabafos de falta de espírito de "costureira", até à pena de não haver mais profissionais a escrever e maior dinamização dos blogues existentes, passando pelo jardim das RP e pela certeza que "comunicar é preciso" e que nós, os profissionais da área, somos e deveremos ser ainda mais interventivos, tivemos sete opiniões diferentes na forma, mas com um sentido comum.

Disse-me o Ricardo Salvo, amigo de longa data e profissional de mão cheia, que "há um conjunto de blogues que lá vão conseguindo unir da forma possível o sector". É verdade. Há. Vários blogues até. Não menosprezando as opiniões pessoais de cada um e as picardias/polémicas necessárias para "apimentar" a nossa presença neste mundo, sinto que há uma vontade de unidade dos profissionais do sector. E basta ver o sucesso que a iniciativa PR After Work tem. A blogosfera do sector, por norma, reflecte essa vontade. Daí a reflexão, a pedagogia, a transmissão da experiência que é possível observar. E que ficou patente nos sete contributos publicados.

Para além do seu contributo, a Alda, o Rui, o Rodrigo e o António, ainda me presentearam com referências nos seus próprios blogues. A todos eles o meu redobrado Obrigado!

A tarefa de manter um blogue a solo nem sempre é fácil. Mas com parceiros de profissão e de blogosfera assim é fácil reunir a motivação para continuar.

Como dizia a Alda, "Escrevam mais. Os blogs são território natural das Relações Públicas. E a influência, visibilidade e relevância do sector depende muito do que os seus profissionais escrevem e partilham com o mercado."

Deste lado têm um leitor assíduo.

2 comments:

Anonymous said...

Não é um comentário ao post, nem há iniciativa com que assinalaste um ano do teu blog.

Apenas um abraço de parabéns.

Diogo Teixeira

Pedro Faleiro said...

Caro Amigo,

Só hoje foi possível escrever. Em todo o caso Parabéns pelo 1º (de mutios) aniversário blogosférico.

Abraço