O "Comunicações ou Não" é uma experiência a solo na blogosfera da área da comunicação. Como "tudo é comunicação", apesar de ser um local para reflexão sobre o mercado da comunicação, poderão existir incursões por outras áreas.

Wednesday, December 15, 2010

Rui Calafate: Toque de Midas

Quero saudar o primeiro aniversário do blog “Comunicações ou Não”, do Telmo Carrapa, que tem tido grandes posts E por este aniversário pede-me para dissertar sobre a importância e relevância da blogosfera de RP/Comunicação Nacional.

Costumo dizer que comunicação é vida. Tudo é comunicação. Por isso quando um profissional de Conselho em Comunicação se lembra de escrever e alimentar um blog tem que ter alguns cuidados.

Quem trabalha em comunicação não pode ser um péssimo comunicador. Mas sobretudo quem trabalha na nossa área tem de saber ver o filme todo. Temos que ser muito mais que o nosso umbigo.

Aliás, o que fazemos quando falamos com uma empresa, instituição ou pessoa que ajudaremos com o nosso trabalho? Vamos exactamente ajudá-los a verem muito mais do que habitualmente vêem no seu mundo que é mais fechado.

Quem trabalha em comunicação tem que ter o toque de midas, abrir horizontes, trazer um cliente para um universo mediático que muitas vezes desconhece e que nós devemos saber mostrar.

Logo, há bons e maus blogs de pessoas deste mercado da comunicação. Quais os melhores? Os que não têm orgasmos a olhar para cenários de fancaria e para o umbigo da sua empresa.

Quem cria um blog tem de ter disponibilidade para o manter, deve abordar vários temas (no nosso caso na óptica da comunicação), tem de ter voz própria, visão global dos problemas, conhecer tendências, ter cultura abrangente, dar alento e estímulo a colegas, comentários certeiros, um toque de humor e ser didáctico na partilha de conhecimentos e experiências, pois só assim estamos a interagir.

Se conseguirmos um pouco de isto tudo, vamos conseguir ser inspiradores. É que quem escreve em blogs se tiver leitores ficará com certeza muito mais satisfeito.

Nos blogs de comunicação também há a boa e a má moeda. Mas a sua importância é a que lhe quisermos dar. Se um blog dá uma notícia correcta torna-se referência, se de um blog se parte para um viral ganhamos notoriedade, se uma opinião de um blog passa para um media tradicional ganhamos credibilidade

E vejam bem: não somos nós PR que somos os mais bem colocados para trabalhar os social media? Pois bem, se um profissional de comunicação anda aqui há algum tempo e ainda não percebeu o universo onde se move então é porque tem dois problemas: não é muito inteligente e naturalmente não é por ali que vai conseguir urdir uma estratégia para uma empresa nos social media.

Por isso os blogs de comunicação são relevantes e importantes. Se forem bons o nosso mercado ganha valor, os nossos profissionais criam um corpo comum das ferramentas base para a sua profissão, cria-se um dinamismo próprio e um espírito para quem vive e vibra com o trabalho em comunicação.

Rui Calafate

No comments: