O "Comunicações ou Não" é uma experiência a solo na blogosfera da área da comunicação. Como "tudo é comunicação", apesar de ser um local para reflexão sobre o mercado da comunicação, poderão existir incursões por outras áreas.

Tuesday, December 14, 2010

Alda Telles: Breve reflexão sobre Blogs de Relações Públicas

É com o maior gosto que participo nesta celebração do primeiro aniversário do Comunicações ou Não, um blog pessoal mas profissional onde se bebe muito da experiência e da boa reflexão do Telmo Carrapa sobre o nosso mundo das relações públicas e o enorme universo que lhe é adjacente.

Como o Telmo sugeriu o tema, óbvio, de Blogs e Relações Públicas, deixo aqui a minha visão deste canal de comunicação (que também pode ser fonte) para o nosso sector.

Pelo facto de os blogs serem um bom instrumento de RP, tendemos a encará-los exactamente como isso, um instrumento. Desde logo, porque os profissionais de RP os recomendam a alguns dos seus clientes, alimentam, monitorizam, sugerem, avaliam e propõem.

Por essa “instrumentalização”, a maioria dos blogs de RP em Portugal são escritos pelos dirigentes de agências e consultoras de comunicação. Raros são os blogs que reflectem a opinião ou o saber de uma equipa. Raros são também aqueles que, de forma sistemática, opinam, noticiam ou comentam.
(É verdade, dá trabalho e consome tempo. Mas escrever e publicar fazem parte da nossa vida).

Os blogs de PR são utilizados de forma mista para fazer opinião, reflexão ou didatismo sobre o sector, em paralelo com alguma publicidade empresarial, e de vez em quando arrebites de “self-propaganda”. Por causa destes objectivos mistos, são, em regra, os “patrões” que fazem a maioria dos conteúdos dos blogs.

São também muito poucos. Talvez não os conheça todos, mas sei que manifestamente são ainda poucos em relação ao número de empresas e profissionais no mercado. Mesmo assim, da minha amostra, concluo que os seus conteúdos versam sobre temas comuns: reflexões sobre o mercado, questões de ética, comentários a acções de comunicação, análises de tendências, dicas sobre boas práticas, alguma (muito pouca) análise de media nacional. Marginalmente, alguns blogs servem de palco a picardias entre players do mercado. E alguns até são fontes de notícias para os media tradicionais.

Outra nota comum, de tendência mais recente, é que todos tentam posicionar-se nesta rota inevitável de convergência das RP, media tradicionais e social media.

Ainda assim, por falta de tempo ou de recursos, tenho pena que os blogs de RP sejam, salvo raras excepções, pouco profícuos. E que haja tantos profissionais de qualidade que bem poderiam partilhar um pouco mais da sua experiência connosco. E tenho pena ainda que alguns blogs que foram pioneiros, e tão activos, como o da Ipsis, o da Front Page ou o do Salvador, estejam tão recatados.

Escrevam mais. Os blogs são território natural das Relações Públicas. E a influência, visibilidade e relevância do sector depende muito dos que os seus profissionais escrevem e partilham com o mercado.

E fico à espera de mais postas tua, Telmo.

Alda Telles

No comments: