O "Comunicações ou Não" é uma experiência a solo na blogosfera da área da comunicação. Como "tudo é comunicação", apesar de ser um local para reflexão sobre o mercado da comunicação, poderão existir incursões por outras áreas.

Tuesday, December 14, 2010

Renato Póvoas

É com orgulho (e algum saudosismo) que olho para trás, mais concretamente para Agosto de 2005, e vejo que fez sentido criar o primeiro blogue de Relações Públicas em Portugal. Intitulado de Relações Públicas Sem Croquete (ideia que surgiu certamente durante a degustação de um saboroso pastel de bacalhau) este é um espaço que, de forma prática, relevante e séria (mais ou menos, ok!), pretende projectar esta nossa área e os seus profissionais. No entanto, como todos sabemos, apenas a união faz a força. Por isso é com agrado que nos últimos anos tenho visto surgirem outros espaços blogosféricos que procuro acompanhar sempre que posso. Um destes casos é claramente este «Comunicações ou Não», do Telmo Carrapa.

Só posso aplaudir esta pluralidade de blogues sobre RP e Comunicação, criados nos últimos tempos por profissionais independentes ou consultoras de comunicação, e esperar que surjam mais e melhores no futuro. É fulcral que saibamos aproveitar as oportunidades e rentabilizar a favor do nosso sector as potencialidades das redes sociais e blogosfera. Devemos olhar para estas de forma objectiva mas ao mesmo tempo desinteressada. Como já referi anteriormente, não podemos olhar apenas para o nosso “quintalinho”, muitas vezes mal cuidado, e procurar vestir a camisola do sector fazendo algo útil por ele. Estudantes, profissionais, com muita ou pouca experiência, destros ou canhotos, todos seremos poucos para ajudar a valorizar esta nossa área tantas vezes maltratada em plena praça pública. Todos temos responsabilidades e antes de apontar o dedo aos outros, devemo-nos questionar se já fizemos algo esta semana pelas RP.

Aproveito então esta oportunidade para reforçar a importância de TODOS estarmos unidos pois só assim TODOS (profissionais e empresas) poderão ter um futuro mais risonho. Os blogues são certamente uma vitamina neste sentido. Faço votos então para que os actuais bloggers continuem a escrever muito e bem para que consigam cativar cada vez mais leitores e, ao mesmo tempo, que possam aparecer novos talentos com outros espaços que pela qualidade consigam firmar-se no mapa da blogosfera nacional. E não se esqueçam que esta não é uma corrida de 100 metros mas sim uma longa e muitas vezes tortuosa maratona.

Parabéns Telmo e continua!

Renato Póvoas

No comments: