O "Comunicações ou Não" é uma experiência a solo na blogosfera da área da comunicação. Como "tudo é comunicação", apesar de ser um local para reflexão sobre o mercado da comunicação, poderão existir incursões por outras áreas.

Tuesday, July 06, 2010

Ética no Facebook

Há uns tempos vi um vídeo que mostrava uns padrões éticos a ter no Facebook. Mas eram dirigidos às relações pessoais, nomeadamente as amorosas. Em relação a questões de reconhecimento da autoria não me lembro de ter visto ou lido qualquer coisa sobre o assunto.

No entanto, a questão levanta-se. De tal forma que o próprio Facebook coloca à disposição dos utilizadores uma opção que permite identificar de quem se partilhou um determinado vídeo. Nem todos os utilizadores usam essa opção. Eu uso. Acho que é no mínimo correcto que se há alguém que se deu ao trabalho de pesquisar um vídeo e o colocar no Facebook que lhe seja reconhecido o esforço.

Mas no caso dos posts não há essa opção. Ninguém impede que uma pessoa faça "copy-paste" de um post e o coloque no seu perfil. Até aí tudo bem. Mas não seria, no mínimo, educado, dizer de quem se copiou esse post? Acho que sim.

Vem esta reflexão a propósito de ter visto, no espaço de dois dias, dois posts meus no Facebook serem copiados por amigos, sem qualquer referência à sua autoria. Como foram amigos meus, não me chateou. Mas fiquei a pensar no assunto.

Ao contrário da blogosfera, nomeadamente a da comunicação, onde, por norma, são feitas as devidas referências à fonte original (quando vamos buscar informação a outro lugar), no Facebook parece que essa "regra" não impera. Antes pelo contrário. No entanto, seja um post elaboradíssimo de mais de 5.000 caracteres (no blog), seja um post com pouco mais de 140 caracteres (no Facebook), existe alguém que se deu ao trabalho de pensar num texto. Existe alguém que se deu ao trabalho de o escrever. Existe alguém que se lembrou de o partilhar com a sua rede.

Não seria cordial que quem o copia fizesse uma referência ao seu autor original? Porque estamos numa rede social, o que lá está é património de todos? Pela minha parte, vou continuar a assumir a origem da partilha. Mesmo que o original não seja da pessoa de quem copiei (mas isso já é problema do "copião" antes de mim).

No comments: