O "Comunicações ou Não" é uma experiência a solo na blogosfera da área da comunicação. Como "tudo é comunicação", apesar de ser um local para reflexão sobre o mercado da comunicação, poderão existir incursões por outras áreas.

Wednesday, December 16, 2009

Ser profissional

Tive um dia destes uma conversa com o Rui Oliveira Marques sobre vários assuntos. No meio da conversa surgiram as discussões, mais ou menos acaloradas que já tivémos a nível profissional. Mas, como o Rui dizia, apesar das mesmas, ou graças às mesmas, conseguimos manter o profissionalismo que se nos exigia.

Pensando no assunto, alguns dos jornalistas com quem me dou melhor, foram profissionais com quem, num certo momento, terei tido alguma desavença. Cada um defendia o seu ponto de vista mas nunca deixámos que isso toldasse o nosso juizo e, dessa forma, a relação profissional que se exige a ambos.

A defesa dos pontos de vista, se bem sustentadas, acrescida de um respeito mútuo pelo profissionalismo de cada interveniente, não destrói a relação fonte-jornalista. Antes pelo contrário. Torna-a mais forte.

Na eterna discussão jornalistas-fontes (leia-se, neste caso, agências/profissionais da comunicação) tende-se a esquecer este ponto: O profissionalismo de cada lado. E que, se cada lado o mantiver acima de tudo, independentemente de termos objectivos que podem ser diferentes, consegue-se cimentar relações que são alheias aos constragimentos do trabalho no dia-a-dia.

Obrigado ao Rui por me ter lembrado disso.

No comments: