O "Comunicações ou Não" é uma experiência a solo na blogosfera da área da comunicação. Como "tudo é comunicação", apesar de ser um local para reflexão sobre o mercado da comunicação, poderão existir incursões por outras áreas.

Thursday, December 10, 2009

Aprendizagens

O meu ideal enquanto "agente" neste mercado é conseguir transmitir a quem trabalha comigo o que de melhor me ensinaram algumas das pessoas mais marcantes com quem me cruzei no meu percurso profissional.

Não posso esquecer-me do Miguel Almeida Fernandes que, na Unimagem, me ensinou como se faz assessoria de imprensa "pura e dura". Nada me dava mais gozo que poder vê-lo ao telefone a marcar parte da agenda noticiosa do dia seguinte. Uns minutos a assistir a estes telefonemas significaram mais que muitos anos de workshops e afins.

Com o João Villalobos, na NR, aprendi a força e importância do pensamento estratégico. Não descurando a parte operacional e tática, saber definir a estratégia de comunicação tornou-se, a partir daí, uma das minhas grandes prioridades. Também na NR não posso esquecer-me do que aprendi com o Luís Rosendo. Gestão de Comunicação de Crise passou a ser uma das minhas áreas de eleição neste mercado e a ele se deve grande parte dessa opção.

Já na Bairro Alto aprendi o que é Consultoria em Comunicação. Cláudia Nogueira, Teresa Salcedas, Marta Marreiros, Catarina Amorim, Assunção Castelo Branco e João Godinho marcaram para sempre a minha carreira, como companheiros do dia-a-dia nesta aprendizagem. Porque souberam reflectir nesse quotidiano as directrizes do Salvador e da Catarina, duas das pessoas com quem mais aprendi e que definiram o que sou e quero continuar a ser neste mercado.

Já na ipsis e na Central de Comunicação (hoje Brandia Central) a proximidade com outras áreas da comunicação afinaram o "sentido do global". A comunicação como um todo e a importância de cada ferramenta de comunicação, deixando de parte a lógica de quem é mais importante (todas as ferramentas são importantes e têm o seu papel determinante no processo global), passou a ser uma realidade presente. Aqui, pessoas como o Tiago Franco, o Rui Trigo, o Tomás Froes e o Pedro Vaz Marques assumem um papel de destaque.

E depois existem todos os Clientes com quem já trabalhei e com quem aprendi muito. Muito mesmo. Dos mais empáticos e cooperantes, aos mais difíceis.

Se conseguir continuar a transmitir a quem comigo trabalha o que aprendi com estas e com muitas outras pessoas, serei um profissional realizado.

No comments: