Através do Facebook fiquei a conhecer um mapa mundial com o predomínio das redes sociais em cada país. E fiquei a saber que em Portugal a rede "dominante" (em número de utilizadores) é o Hi5. Que partilha este facto com a Roménia, o Perú, a Tailândia e a Mongólia.
Para quem queira desenvolver uma estratégia de "comunicação 2.0", estes dados poderão ser interessantes. E convém nunca esquecer os objectivos e públicos-alvo da mesma.
É que é fácil dizer "vamos fazer isto no facebook ou no twitter porque eu estou lá e há muita gente como eu" e, de acordo com estudos como este, passar completamente ao lado dos objectivos e do nosso público prioritário.
Será também necessário analisar a abordagem e mesmo a linguagem na rede em que se entende desenvolver a comunicação. Não é a mesma coisa falar para a maioria dos membros do Hi5 que falar com os utilizadores do Twitter e a maioria dos Facebookers.
E, sinceramente, já assisti a algumas dessas campanhas que estavam na rede errada e, sobretudo, com a abordagem errada. E tenho sérias dúvidas da eficácia das mesmas, por muitos "amigos", "fãs" e "seguidores" que tivessem conquistado numa primeira fase.
Monday, December 21, 2009
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment