O "Comunicações ou Não" é uma experiência a solo na blogosfera da área da comunicação. Como "tudo é comunicação", apesar de ser um local para reflexão sobre o mercado da comunicação, poderão existir incursões por outras áreas.

Friday, November 19, 2010

Nem tanto ao mar, nem tanto à terra

Em Julho, a partir do post do meu amigo João Villalobos, questionava o que tinha acontecido com a comunicação do Governo. O que antes era coordenação e mensagens comuns tinha dado lugar a uma disparidade de informação e de orientações de comunicação. Agora, parece que levaram a questão da unidade de mensagem demasiado longe. Tanto que dois membros  do Governo (do mesmo Ministério, é verdade) repetem o mesmo discurso.

Como diz o Luís, põem-se a cortar nos consumos secundários e depois queixem-se. O João pergunta se alguém precisa de um assessor de imprensa. O Rui acha que é sinal de desleixo.

Eu acho que é comunicação unificada no seu melhor. Aliás, para evitar questões como a entrevista de Luís Amado e a confusão que lançou nas hostes do Governo/Partido Socialista, esta é a melhor forma, quando a boa comunicação falha, para manter um discurso único (literalmente) e mensagens-chave coerentes (sendo iguais, difícil é não serem).

Confusão, desleixo, preguiça? Nã... Coerência discursiva no seu melhor.

(Se precisarem de um ghost writer a preços acessíveis - não módicos, o endereço de mail está no canto superior direito...)

No comments: