Pensava que o problema era nacional. Mas a julgar pela quantidade de comentários à entrada "Good manners matter - don't they?" no Grupo "Public Relations and Communications Professionals" do LinkedIn parece que a questão é global.
O autor desta entrada - Mike Ritchie, Owner/Director at Mike Ritchie Media - conta dois episódios onde apresentou propostas a potenciais Clientes (a pedido dos mesmos) e das quais nunca recebeu uma resposta, nem sequer um "obrigado, recebemos a proposta mas neste momento não estamos interessados".
Este texto recebeu uma série de comentários de outros professionais a quem aconteceu (acontece regularmente?) o mesmo. Acredito, também, que a todos os professionais portugueses desta área já tenham acontecido situações semelhantes.
Compreendo que, muitas vezes, os Clientes estejam bastante ocupados e que não tenham tido tempo para analisar a(s) proposta(s). Mas para responder que receberam e que a vão analisar não há cinco minutos? Nem que seja para recusar a mesma.
Não consigo entender como é que há tempo para solicitar propostas e depois não há tempo para informar quem as fez do ponto de situação das mesmas. Eu sei que o interesse comercial está do lado de quem faz a proposta. Mas o interesse global não é de ambas as partes?
É que para se fazer uma boa proposta tem que se dispender tempo. Tempo que não está a ser utilizado para outros projectos, nomeadamente em trabalhos para os actuais Clientes. É um investimento que, mesmo que não dê resultados comerciais no imediato, deveria ser reconhecido pela outra parte.
A falta de resposta (quantas vezes não sabemos do resultado de um determinado "concurso" pelos meios de comunicação social?) é uma falta de consideração pelos profissionais que a desenvolveram. Mais que cortesia, é uma questão de educação. E como diz Mike Ritchie no seu texto:
"But, if I am spending time plus effort to communicate and keep potential clients informed, the least I expect is the same level of courtesy. And with email, text or whatever, it’s never been easier. To refuse to respond, answer, or acknowledge is arrogant, ignorant and totally unacceptable behaviour in my book. To repeat: business manners do matter."
Wednesday, March 10, 2010
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