O "Comunicações ou Não" é uma experiência a solo na blogosfera da área da comunicação. Como "tudo é comunicação", apesar de ser um local para reflexão sobre o mercado da comunicação, poderão existir incursões por outras áreas.

Tuesday, January 26, 2010

Confiança

Trabalhei numa empresa de consultoria de comunicação que tinha como "assinatura" a frase "Gerimos Confiança". Sempre achei que era das melhores "assinaturas" que uma empresa deste mercado pode ter.

A Confiança é o melhor activo que um consultor de comunicação pode ter:
- Os Clientes têm que confiar no seu consultor. Nos momentos mais críticos é esse o activo que vai fazer com que o nosso aconselhamento será tido em conta, mesmo que vá contra a vontade inicial do Cliente (por receio ou convicção).

- Os nossos públicos-alvo (sobretudo os jornalistas) precisam de confiar nas suas fontes. É esse activo que marca a diferença, especialmente em momentos delicados em que existem informações contraditórias. Por essa razão, sempre disse e mantenho que prefiro perder um Cliente a quebrar o laço de confiança que estabeleci com os jornalistas que acreditam em mim (até hoje, felizmente, isso nunca aconteceu, precisamente pela confiança que os Clientes depositam em mim).

- Os Parceiros de negócio (que sempre vi como muito mais que "fornecedores") têm que confiar nas opções que emanam deste lado para perceberem que não são caprichos infundados mas sim opiniões credivéis. Da mesma forma que quando um suposto parceiro se porta como um mero fornecedor e quebra esse laço de confiança pode ter a certeza que nunca mais trabalhará comigo...

É óbvio que esse activo acarreta muita responsabilidade. A permanente gestão da Confiança que os vários interlocutores depositam em nós implica uma grande dedicação e trabalho da nossa parte. No dia em que perdemos esse activo, bem podemos arrumar as malas e partir para outra ocupação.

No comments: