O "Comunicações ou Não" é uma experiência a solo na blogosfera da área da comunicação. Como "tudo é comunicação", apesar de ser um local para reflexão sobre o mercado da comunicação, poderão existir incursões por outras áreas.

Thursday, April 12, 2012

E agora, para algo completamente diferente: Um tema de distribuição

Li ontem, com estupefacção que o Governo, através do Ministério da Agricultura, se prepara para lançar um «novo imposto sobre o comércio alimentar, medida que via “subsidiar” a criação do Fundo de Saúde e Segurança Alimentar (FSSA), podendo vir a afectar mais de duas mil lojas do ramo, sobretudo, supermercados e hipermercados.
(...)
A nova taxa servirá para o Governo criar o Fundo de Saúde e Segurança Alimentar Mais, com os objectivos de “compensar os produtores, no quadro da prevenção e erradicação das doenças dos animais e das plantas, bem como das infestações por parasitas”, além de “apoiar as explorações pecuárias” e “incentivar o desenvolvimento da qualidade dos produtos agrícolas”.» (in Hipersuper)

Uma nova taxa para compensar os produtores por aquilo que deve ser o seu trabalho? Uma nova taxa para substituir os seguros agrícolas que, como se diz regularmente, nunca cumprem o prometido? 

Cria-se um novo imposto que é mais fácil e rápido para arranjar o dinheiro. E onde? Nos produtos alimentares, pois então. Que, como todos sabemos, são produtos de luxo, não essenciais e que, por isso, podem ser ainda mais taxados. Faz sentido. 

E esquecemo-nos de quem pagará a factura? Ou os consumidores, ou os próprios produtores (aqueles para quem a taxa se destinaria). Ou ambos.

Ou alguém tem dúvidas que, no dia em que a nova taxa for promulgada, serão enviadas novas condições de abastecimento para os produtores, onde estará incluído um valor para suportar novos custos de distribuição (leia-se a nova taxa).

Enfim...

No comments: