O "Comunicações ou Não" é uma experiência a solo na blogosfera da área da comunicação. Como "tudo é comunicação", apesar de ser um local para reflexão sobre o mercado da comunicação, poderão existir incursões por outras áreas.

Wednesday, April 18, 2012

Tendências do sector alimentar

Excelente artigo sobre as alterações e tendências do sector alimentar em Portugal. Dados que dão lugar a uma opinião sustentada do Carlos Liz. A ler.

Tuesday, April 17, 2012

Verdade gráfica

Com as devidas diferenças, como este gráfico se aplica ao mercado das empresas de consultoria de comunicação...
(Retirado daqui)

Thursday, April 12, 2012

E agora, para algo completamente diferente: Um tema de distribuição

Li ontem, com estupefacção que o Governo, através do Ministério da Agricultura, se prepara para lançar um «novo imposto sobre o comércio alimentar, medida que via “subsidiar” a criação do Fundo de Saúde e Segurança Alimentar (FSSA), podendo vir a afectar mais de duas mil lojas do ramo, sobretudo, supermercados e hipermercados.
(...)
A nova taxa servirá para o Governo criar o Fundo de Saúde e Segurança Alimentar Mais, com os objectivos de “compensar os produtores, no quadro da prevenção e erradicação das doenças dos animais e das plantas, bem como das infestações por parasitas”, além de “apoiar as explorações pecuárias” e “incentivar o desenvolvimento da qualidade dos produtos agrícolas”.» (in Hipersuper)

Uma nova taxa para compensar os produtores por aquilo que deve ser o seu trabalho? Uma nova taxa para substituir os seguros agrícolas que, como se diz regularmente, nunca cumprem o prometido? 

Cria-se um novo imposto que é mais fácil e rápido para arranjar o dinheiro. E onde? Nos produtos alimentares, pois então. Que, como todos sabemos, são produtos de luxo, não essenciais e que, por isso, podem ser ainda mais taxados. Faz sentido. 

E esquecemo-nos de quem pagará a factura? Ou os consumidores, ou os próprios produtores (aqueles para quem a taxa se destinaria). Ou ambos.

Ou alguém tem dúvidas que, no dia em que a nova taxa for promulgada, serão enviadas novas condições de abastecimento para os produtores, onde estará incluído um valor para suportar novos custos de distribuição (leia-se a nova taxa).

Enfim...

Wednesday, April 11, 2012

Facebookmento

(Ou pensamento solto sobre o Facebook)

Passar o dia no "Livro da Cara" na conversa com os amigos dizendo que se está a trabalhar, em contactos com jornalistas é uma piada engraçada. Pode ser que cole. Afinal há quem acredite que "uma mentira muitas vezes repetida se torna verdade". 

Se a entidade patronal não se importar, é lá com ela. Mas não digam que é trabalho. Porque acaba por prejudicar quem usa, de facto, o Facebook para trabalhar.

Tuesday, April 10, 2012

"Semiótica" da comunicação

Uma vez ouvi um Cliente dizer que se fizermos as coisas sempre com a mesma "forma" que o "conteúdo" deixa de ser importante, pois as pessoas habituam-se à forma e já não ligam ao conteúdo.

Pois.

Mas nós trabalhamos no campeonato dos conteúdos. E quantas vezes, um bom conteúdo, mesmo que escrito num guardanapo de papel, não assume uma importância maior que informação irrelevante, embalada no mais fantástico embrulho?

Thursday, April 05, 2012

Crise na Goldman Sach - o que fazer?

Segundo Jonathan Salem Baskin, nada... Um interessante artigo sobre o episódio.  Gosto particularmente da frase: "Smith's letter declared that water is wet, and it allowed people who feel the same way to agree with him. An echo chamber is not a conversation, agreeing doesn't sustain debate, and no amount of social-media sharing can turn transitory buzz into something lasting.".

Uma câmara de eco (tradução literal) não é uma conversa. Verdade.

Por isso, às vezes a melhor resposta é mesmo não responder. E nós, os profissionais desta área, com a ânsia de que há sempre uma resposta, frequentemente esquecemo-nos disto. Para reflectir (sem cair no exagero de algumas empresas que do alto da sua soberba acham que não têm que responder nunca).

Wednesday, April 04, 2012

Comunicação de Crise

"Quando todo mundo quer saber é porque ninguém tem nada com isso."
Millôr Fernandes

Tuesday, April 03, 2012

Mais uma volta, mais uma viagem

Tinha algumas saudades da blogosfera. Não da loucura que é ter que escrever todos os dias para alimentar o "monstro", que isto de ter um blogue a solo tem muito que se lhe diga. Mas de ir escrevendo de vez em quando.

Apesar de ausente da escrita, não me ausentei da leitura. Tenho acompanhado a nossa blogosfera atentamente. O que também me permite saber que não tenho sido o único ausente na regularidade. Mais um motivo para fazer um esforço para tentar ir mantendo o "Comunicações".

Gostaria de frisar neste meu regresso que este blogue é sobre o sector mas que é apenas a minha visão do mesmo. Não reflecte outras opiniões que não a minha.

"A pedido de várias famílias"