O "Comunicações ou Não" é uma experiência a solo na blogosfera da área da comunicação. Como "tudo é comunicação", apesar de ser um local para reflexão sobre o mercado da comunicação, poderão existir incursões por outras áreas.

Thursday, December 23, 2010

Voltar a acreditar

Na minha tenra idade (odeio esta expressão pois faz-me lembrar talhos e afins, mas já a escrevi e não vou apagar) acreditava naquela personagem de barbas brancas e vestuário vermelho (ainda era suficientemente inocente para não saber do melhor product placement e/ou endorse da história). Porque o mesmo representava algo de bom. E não eram só as prendas associadas a essa personagem. Era todo o valor da oferta, enquanto acto de dar.

Nos dias de hoje apetece-me voltar a acreditar. Não só no Pai Natal, como num mercado em que as coisas funcionem pelo valor de cada um, em Clientes que entendam e remunerem convenientemente a nossa actividade, num mundo com pagamentos atempados (e não a 60/90/120/150/180/etc dias), num mundo em que os concursos o sejam realmente e não sirvam apenas para baixar preço à empresa actual e angariar ideias no mercado, num mundo onde a palavra crise seja o papão que utilizamos para fazer com que as crianças comam a sopa.

Eu sei que há aqui coisas que são mais difíceis de acreditar que no Pai Natal. Mas apetece-me acreditar que possam ser possíveis. Por isso, e pelo que o senhor das barbas brancas representa, continuo a querer acreditar.

A todos os leitores deste blogue, um MUITO FELIZ NATAL!!!

Thursday, December 16, 2010

Saldo do aniversário

Ontem tive a honra e privilégio de contar com a participação de sete dos bloggers que mais admiro na blogosfera nacional da área da comunicação. Foi feito um oitavo convite mas, infelizmente, não lhe foi possível contribuir. Haveria outros autores a convidar? Certamente que sim. Mas estes são os que mais acompanho e o critério foi esse. A vida é feita de escolhas e esta foi a minha.

O tema proposto para este aniversário foi a importência da blogosfera desta área para a afirmação do sector da comunicação/relações públicas. E todos os contributos foram um importante ponto de reflexão para a área. Desde os desabafos de falta de espírito de "costureira", até à pena de não haver mais profissionais a escrever e maior dinamização dos blogues existentes, passando pelo jardim das RP e pela certeza que "comunicar é preciso" e que nós, os profissionais da área, somos e deveremos ser ainda mais interventivos, tivemos sete opiniões diferentes na forma, mas com um sentido comum.

Disse-me o Ricardo Salvo, amigo de longa data e profissional de mão cheia, que "há um conjunto de blogues que lá vão conseguindo unir da forma possível o sector". É verdade. Há. Vários blogues até. Não menosprezando as opiniões pessoais de cada um e as picardias/polémicas necessárias para "apimentar" a nossa presença neste mundo, sinto que há uma vontade de unidade dos profissionais do sector. E basta ver o sucesso que a iniciativa PR After Work tem. A blogosfera do sector, por norma, reflecte essa vontade. Daí a reflexão, a pedagogia, a transmissão da experiência que é possível observar. E que ficou patente nos sete contributos publicados.

Para além do seu contributo, a Alda, o Rui, o Rodrigo e o António, ainda me presentearam com referências nos seus próprios blogues. A todos eles o meu redobrado Obrigado!

A tarefa de manter um blogue a solo nem sempre é fácil. Mas com parceiros de profissão e de blogosfera assim é fácil reunir a motivação para continuar.

Como dizia a Alda, "Escrevam mais. Os blogs são território natural das Relações Públicas. E a influência, visibilidade e relevância do sector depende muito do que os seus profissionais escrevem e partilham com o mercado."

Deste lado têm um leitor assíduo.

Wednesday, December 15, 2010

Aniversário

Como aqui disse, hoje a palavra neste blogue pertence aos meus convidados. A quem pedi que falassem sobre a importância da blogosfera da comunicação e relações públicas.

À Alda Telles, ao António Mira Marques Mendes, ao João Villalobos, ao Jorge Azevedo, ao Renato Póvoas, ao Rodrigo Saraiva e ao Rui Calafate, o meu muito obrigado! (links para os artigos nos respectivos nomes).

Rui Calafate: Toque de Midas

Quero saudar o primeiro aniversário do blog “Comunicações ou Não”, do Telmo Carrapa, que tem tido grandes posts E por este aniversário pede-me para dissertar sobre a importância e relevância da blogosfera de RP/Comunicação Nacional.

Costumo dizer que comunicação é vida. Tudo é comunicação. Por isso quando um profissional de Conselho em Comunicação se lembra de escrever e alimentar um blog tem que ter alguns cuidados.

Quem trabalha em comunicação não pode ser um péssimo comunicador. Mas sobretudo quem trabalha na nossa área tem de saber ver o filme todo. Temos que ser muito mais que o nosso umbigo.

Aliás, o que fazemos quando falamos com uma empresa, instituição ou pessoa que ajudaremos com o nosso trabalho? Vamos exactamente ajudá-los a verem muito mais do que habitualmente vêem no seu mundo que é mais fechado.

Quem trabalha em comunicação tem que ter o toque de midas, abrir horizontes, trazer um cliente para um universo mediático que muitas vezes desconhece e que nós devemos saber mostrar.

Logo, há bons e maus blogs de pessoas deste mercado da comunicação. Quais os melhores? Os que não têm orgasmos a olhar para cenários de fancaria e para o umbigo da sua empresa.

Quem cria um blog tem de ter disponibilidade para o manter, deve abordar vários temas (no nosso caso na óptica da comunicação), tem de ter voz própria, visão global dos problemas, conhecer tendências, ter cultura abrangente, dar alento e estímulo a colegas, comentários certeiros, um toque de humor e ser didáctico na partilha de conhecimentos e experiências, pois só assim estamos a interagir.

Se conseguirmos um pouco de isto tudo, vamos conseguir ser inspiradores. É que quem escreve em blogs se tiver leitores ficará com certeza muito mais satisfeito.

Nos blogs de comunicação também há a boa e a má moeda. Mas a sua importância é a que lhe quisermos dar. Se um blog dá uma notícia correcta torna-se referência, se de um blog se parte para um viral ganhamos notoriedade, se uma opinião de um blog passa para um media tradicional ganhamos credibilidade

E vejam bem: não somos nós PR que somos os mais bem colocados para trabalhar os social media? Pois bem, se um profissional de comunicação anda aqui há algum tempo e ainda não percebeu o universo onde se move então é porque tem dois problemas: não é muito inteligente e naturalmente não é por ali que vai conseguir urdir uma estratégia para uma empresa nos social media.

Por isso os blogs de comunicação são relevantes e importantes. Se forem bons o nosso mercado ganha valor, os nossos profissionais criam um corpo comum das ferramentas base para a sua profissão, cria-se um dinamismo próprio e um espírito para quem vive e vibra com o trabalho em comunicação.

Rui Calafate

Tuesday, December 14, 2010

Rodrigo Saraiva: O Telmo pediu. O Telmo tem.

E para além de ter um post, tem também os parabéns pelo 1º aniversário do blog. Prefiro dizer o 1º aniversário em vez de festeja 1 ano. Tão só porque dizer 1º pressupõe que vai continuar.

Todos os blogs que festejem uma data merecem um RESPECT! É que manter vivo um blog dá trabalho. Ainda para mais um blog de nicho. Estou certo que o Telmo, tal como todos aqueles que alimentam blogs, nos deparamos várias vezes com aquela situação de estar a olhar para o ecrã e a pensar o que postar. É que isto de ter público tem as suas exigências. E o trabalho é ainda maior quando o blog é individual. Eu, felizmente, no PiaR tenho parceiro. E mesmo assim não há alimento diário. Por isso estamos a pensar recrutar mais cérebro e músculo.

E perguntava o Telmo se isto de ter um blog ou existirem blogs sobre Comunicação / PR é importante e relevante? E respondo eu: claro que sim!

É importante para os bloggers e para o sector. É uma espécie de 1 + 1 = 2.

Para os bloggers é uma forma de se darem a conhecer. E dar a conhecer as suas opiniões e pensamentos. Para o sector é uma forma de conhecerem outros profissionais e acompanhar o que se passa. Seja tendências, notícias ou gossips.

Temos muitos blogs. Todos com o seu perfil. Somos um sector blogosférico.

Termino com um desabafo. Gostava que mais PR bloggers tivessem assumido a sua costela costureira. É que fui o único até agora!

 Rodrigo Saraiva

Renato Póvoas

É com orgulho (e algum saudosismo) que olho para trás, mais concretamente para Agosto de 2005, e vejo que fez sentido criar o primeiro blogue de Relações Públicas em Portugal. Intitulado de Relações Públicas Sem Croquete (ideia que surgiu certamente durante a degustação de um saboroso pastel de bacalhau) este é um espaço que, de forma prática, relevante e séria (mais ou menos, ok!), pretende projectar esta nossa área e os seus profissionais. No entanto, como todos sabemos, apenas a união faz a força. Por isso é com agrado que nos últimos anos tenho visto surgirem outros espaços blogosféricos que procuro acompanhar sempre que posso. Um destes casos é claramente este «Comunicações ou Não», do Telmo Carrapa.

Só posso aplaudir esta pluralidade de blogues sobre RP e Comunicação, criados nos últimos tempos por profissionais independentes ou consultoras de comunicação, e esperar que surjam mais e melhores no futuro. É fulcral que saibamos aproveitar as oportunidades e rentabilizar a favor do nosso sector as potencialidades das redes sociais e blogosfera. Devemos olhar para estas de forma objectiva mas ao mesmo tempo desinteressada. Como já referi anteriormente, não podemos olhar apenas para o nosso “quintalinho”, muitas vezes mal cuidado, e procurar vestir a camisola do sector fazendo algo útil por ele. Estudantes, profissionais, com muita ou pouca experiência, destros ou canhotos, todos seremos poucos para ajudar a valorizar esta nossa área tantas vezes maltratada em plena praça pública. Todos temos responsabilidades e antes de apontar o dedo aos outros, devemo-nos questionar se já fizemos algo esta semana pelas RP.

Aproveito então esta oportunidade para reforçar a importância de TODOS estarmos unidos pois só assim TODOS (profissionais e empresas) poderão ter um futuro mais risonho. Os blogues são certamente uma vitamina neste sentido. Faço votos então para que os actuais bloggers continuem a escrever muito e bem para que consigam cativar cada vez mais leitores e, ao mesmo tempo, que possam aparecer novos talentos com outros espaços que pela qualidade consigam firmar-se no mapa da blogosfera nacional. E não se esqueçam que esta não é uma corrida de 100 metros mas sim uma longa e muitas vezes tortuosa maratona.

Parabéns Telmo e continua!

Renato Póvoas

Jorge Azevedo

Como portugueses gostamos de falar, debater, comentar o que conhecemos e desconhecemos, verbalizar intenções. Somos um país de conversa, por vezes da treta, que se replica numa infindável lista de comentadores, especialistas de tudo e de nada. O crescimento da blogosfera nacional, o chamado “boom digital”, ajudou a promover muita gente desinteressante ao estatuto de “Senadores da Nação” mas, em simultâneo, permitiu a um conjunto de profissionais expressar os seus pontos de vista, as dúvidas, as críticas.

E o que aconteceu na área das Relações Públicas e Comunicação foi verdadeiramente estimulante. De repente passamos a ter uma nova geração que digitalmente opinava e partilhava os seus pontos de vista com profissionais de reconhecido valor. Passámos a estar todos mais próximos, mesmos aqueles que não se conheciam pessoalmente - um divertido sentimento de “falsa proximidade”. No meio de todo esta dinâmica digital, criam-se personagens e, naturalmente, cometem-se excessos (coisas da puberdade). Estes são bons tempos para trabalhar em Relações Públicas. Quem imaginaria que um dia os profissionais de comunicação estariam a...comunicar de forma livre e directa, fora da sua esfera de conforto? “Comunicações ou Não”? Como o Telmo acho que para todos nós, a resposta é e sempre foi clara: Sim, venham elas.

Jorge Azevedo

João Villalobos

Celebramos um ano de blogue da autoria de um dos melhores consultores de comunicação nacionais. Conheci-o há cerca de (...) anos, sendo os (...) anos um espaço que me recuso a preencher porque já estou como as senhoras e não gosto que façam contas à minha idade. Somos amigos sem o ser tanto como deveríamos e também vizinhos sem a proximidade que supostamente se impõe a alguéns cujas casas estão separadas por poucos metros. E, no entanto, partilhamos aquela relação de inexistente distância que só aqueles que têm laços indissociáveis conseguem ter.

Ler o que o Telmo escreve sobre aquilo de que tanto sabe é aprender. Durante este período de um ano, encontrei no Comunicações (ou Não) ocasiões várias para a aprendizagem de algo novo sobre o que achava que sabia, mas igualmente de descoberta sobre o que não sabia. Agradeço-as todas. Elevamo-nos sempre quando partilhamos do saber de quem nos rodeia. E quando podemos retribuir, mais feliz ainda é a relação que se estabelece. Comunicar é partilhar. O Telmo sabe disso e por isso insiste. Tanto neste blogue, quanto na nossa amizade.

João Villalobos

António Marques Mendes: jardim Ressano Pais (mais conhecido por jardim das (p)rosas)

há um jardim no meio da cidade onde as comadres se encontram e falam de trivialidades. e as comadres por lá se passeiam, conforme as artroses as deixam. o jardim está por vezes repleto, como se fora dia de procissão. noutros dias nem tanto, tamanho é o desalento. nos dias de canícula o jardim enche-se, e as comadres não param de falar dos seus calos e dos seus rebentos. é um jardim engraçado que mais parece de aldeia, e do muito que acontece pouco é o que se diz: a Jacinta, arrastada pelo Cocas, rafeiro de pelagem curta, não diz a ninguém que o seu homem lhe chega a casa todos os dias entornado pelo vinho, nem que a Amélia compra Tena todas as semanas. guarda para si estes apartes "que não ficam bem dizer às gentes". a Amélia odeia a Rebeca "essa espanhola desconfiada que canta à janela pela manhã". a espanhola toma normalmente um garoto lá no café do jardim e apesar de antes de chegar a esta cidade portuguesa, nunca ter saído da sua badajoz natal, fala de barcelona e de madrid, como se tivesse passado toda a sua vida no bairro gótico ou na chueca. a Filomena é a mais nova das "raparigas" daquela geração, embora já tropece por vezes na combinação e a Felismina é distraída e revela segredos sem intenção.  a Gertrudes é a Gertrudes e toda a gente lhe desculpa os truques. é um jardim igual a tantos outros da cidade. só com a diferença que a Jacinta, a Amélia, a Rebeca, a Gertrudes, a Filomena, a Felismina lhe chamam seu.

António Mira Marques Mendes

Alda Telles: Breve reflexão sobre Blogs de Relações Públicas

É com o maior gosto que participo nesta celebração do primeiro aniversário do Comunicações ou Não, um blog pessoal mas profissional onde se bebe muito da experiência e da boa reflexão do Telmo Carrapa sobre o nosso mundo das relações públicas e o enorme universo que lhe é adjacente.

Como o Telmo sugeriu o tema, óbvio, de Blogs e Relações Públicas, deixo aqui a minha visão deste canal de comunicação (que também pode ser fonte) para o nosso sector.

Pelo facto de os blogs serem um bom instrumento de RP, tendemos a encará-los exactamente como isso, um instrumento. Desde logo, porque os profissionais de RP os recomendam a alguns dos seus clientes, alimentam, monitorizam, sugerem, avaliam e propõem.

Por essa “instrumentalização”, a maioria dos blogs de RP em Portugal são escritos pelos dirigentes de agências e consultoras de comunicação. Raros são os blogs que reflectem a opinião ou o saber de uma equipa. Raros são também aqueles que, de forma sistemática, opinam, noticiam ou comentam.
(É verdade, dá trabalho e consome tempo. Mas escrever e publicar fazem parte da nossa vida).

Os blogs de PR são utilizados de forma mista para fazer opinião, reflexão ou didatismo sobre o sector, em paralelo com alguma publicidade empresarial, e de vez em quando arrebites de “self-propaganda”. Por causa destes objectivos mistos, são, em regra, os “patrões” que fazem a maioria dos conteúdos dos blogs.

São também muito poucos. Talvez não os conheça todos, mas sei que manifestamente são ainda poucos em relação ao número de empresas e profissionais no mercado. Mesmo assim, da minha amostra, concluo que os seus conteúdos versam sobre temas comuns: reflexões sobre o mercado, questões de ética, comentários a acções de comunicação, análises de tendências, dicas sobre boas práticas, alguma (muito pouca) análise de media nacional. Marginalmente, alguns blogs servem de palco a picardias entre players do mercado. E alguns até são fontes de notícias para os media tradicionais.

Outra nota comum, de tendência mais recente, é que todos tentam posicionar-se nesta rota inevitável de convergência das RP, media tradicionais e social media.

Ainda assim, por falta de tempo ou de recursos, tenho pena que os blogs de RP sejam, salvo raras excepções, pouco profícuos. E que haja tantos profissionais de qualidade que bem poderiam partilhar um pouco mais da sua experiência connosco. E tenho pena ainda que alguns blogs que foram pioneiros, e tão activos, como o da Ipsis, o da Front Page ou o do Salvador, estejam tão recatados.

Escrevam mais. Os blogs são território natural das Relações Públicas. E a influência, visibilidade e relevância do sector depende muito dos que os seus profissionais escrevem e partilham com o mercado.

E fico à espera de mais postas tua, Telmo.

Alda Telles

Aniversário (atrasado mas no prazo de validade)

Fez, dia 09, um ano que resolvi lançar-me nesta "aventura" de ter um blogue de comunicação sozinho. Depois da minha experiência no #Sem Filtro, que ajudei a criar e que, durante algum tempo também ajudei a alimentar, achei que, na sequência da minha nova fase profissional, poderia arriscar uma "carreira a solo" na blogosfera.

Mas como não sou bom com datas, nunca fui, o que por vezes tem consequências dramáticas, em vez de assinalar a data no dia correcto, resolvi adiar a comemoração para uns dias mais tarde. Sempre dá para digerir melhor a coisa...

Como disse no convite que fiz, foi um ano com com altos e baixos, posts com mais leitores e posts quase sem leitores. Foram semanas e meses com muita verborreia, foram semanas e meses quase sem produção. É assim...

E que melhor forma de comemorar o 1º aniversário do "Comunicações ou Não" (primeiro porque, como diz o Rodrigo Saraiva, significa que mais virão) do que convidar bloguers desta área que admiro? Da ideia ao convite foi um passo e deste à aceitação foi um instante.

De repente tinha a participação da Alda Telles, do António Mira Marques Mendes, do João Villalobos, do Jorge Azevedo, do Renato Póvoas, do Rodrigo Saraiva e do Rui Calafate (à hora que escrevo este prelúdio ainda mantenho a esperança de poder contar com mais uma participação que, por falta de disponibilidade ainda não pode enviar o seu texto). Que muito me honraram com a sua participação!

Como este texto já vai longo, a seguir a palavra é dos meus convidados. A todos eles o meu MUITO OBRIGADO!!!

(Por uma questão metodológica os textos serão publicados por ordem alfabética dos autores)

Amanhã

Friday, December 10, 2010

Títulos

Títulos da mesma notícia em três meios:

"Ryder Cup terá impacto brutal" - Metro.

"Impacto da Ryder Cup no turismo é o triplo do registado no Euro 2004" - Jornal de Negócios.

"Ryder Cup 2018 tem impacto económico de 550 milhões" - Diário Económico.

Ficamos a saber que a Ryder Cup terá um impacto de 550 milhões de euros que é o triplo do impacto do Euro 2004 e que é um impacto brutal. Esclarecido!

Tuesday, December 07, 2010

Produzir videos virais

Uma das grandes forças das redes sociais é ter acesso a vários tipos de conteúdos interessantes. Este chegou-me via LinkedIn. E dá uma série de dicas importantes para a produção de videos virais, que são, como sabemos, uma ferramenta poderosa de comunicação. A ver aqui.